segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Definição de Vocação

O que é vocação?
Vocação é aquilo para o que somos chamados a fazer, é algo que não surge por nós mesmos mas tem origem em Deus, cada um de nós é agraciado por Deus com vocações específicas.
Nós não nascemos por acaso. Há um propósito divino na nossa passagem pela terra. O Senhor criou o homem a fim de torná-lo útil. Não devemos pensar que Deus nos criou para serem desocupados e inúteis. Ele criou gente para trabalhar, para se ocupar, para executar sua vontade pessoal. Nem mesmo Adão e Eva ficaram isentos disso. Deus colocou-os num jardim e ordenou para que cuidassem dele" (Gênesis 2. 7-8 e 15).
A palavra vocação na literatura neotestamentária tem origem no grego no verbo kaleo e suas variações:
O verbo kaleo significa eu chamo, nomeio, convoco: "Como prisioneiros no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna que receberam." Efésios 4.1
O substantivo klêsis significa vocação, chamado, convite; "Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos humanos, poucos eram poderosos, poucos eram de nobre nascimento." 1° Coríntios 1.26
O adjetivo klétos significa chamado, convocado: "E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo." Romanos 1.6
Podemos definir que vocação segundo a Bíblia, é o chamado de Deus para que o homem primeiramente se torne parte do corpo de Cristo, que é a igreja, e, em segundo lugar para que sirva o próximo em todas as suas relações.
Assim essa vocação que vem do Senhor é algo que abrange várias áreas. Deus não quer que todos sirvam como pastores ou missionários. Na verdade ele cria muitas áreas de ação, confira 1° Coríntios 12. 4-11.
Martinho Lutero define vocação de um modo que amplia nossa percepção do que somos e o que temos que fazer aqui na terra.
Lutero se referia a palavra vocatio ao anúncio do Evangelho mediante ao qual os seres humanos são chamados para serem filhos de Deus, mas também pode ser usada como significado de todo o trabalho que a pessoa faz: agricultor, artesão, empresário, etc. Esse emprego de Lutero é com base em 1° Coríntios 7.20.
Que possamos caminhar com Cristo como seus filhos e participantes do seu Reino aqui na terra, usando o que sabemos fazer para servir à Deus e ao nosso próximo aqui na Terra, assim estaremos exercendo nossa vocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário