quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O único ser na terra que tem possibilidade de nascer de novo!


O nascimento de uma criança sempre é recebido com muita alegria e contagia toda a família e amigos. É uma vida que está começando.
O ser humano é o único ser na face da terra que tem possibilidade de nascer novamente. Mas como assim? Isto é possível? É justamente esta pergunta que um homem chamado Nicodemos fez para Jesus. Nicodemos era uma autoridade e mestre entre o povo Judeu.
Certa vez em um encontro à noite, Jesus e Nicodemos se encontraram, Nicodemos reconhece quem Jesus era e sabia que ninguém podia fazer o que Jesus realizava se não viesse da parte de Deus.
Jesus o surpreendeu com uma declaração: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo." (João 3.3 NVI).
Nicodemos não entendeu muito bem a afirmação de Jesus e perguntou: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer." (João 3.4).
Não era o nascimento físico que Jesus mencionava, mas sim um nascimento que só Deus pode realizar, a partir do Espírito Santo e de uma vida entregue em suas mãos.
O ser humano por sua natureza própria é um ser afastado de Deus... "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." (Romanos 3.23 NVI).
Somente Cristo pode nos reconciliar e nos levar de volta para Deus. A experiência cristã começa com um novo nascimento, e era isto que Jesus estava querendo explicar para Nicodemos.
"É necessário que vocês nasçam de novo" v.7
A necessidade de um novo nascimento não é somente de Nicodemos, Jesus usa "vocês" e nos inclui no "pacote".
No desenrolar da conversa noturna de Jesus e Nicodemos, Jesus explicou o motivo dele ter vindo aqui neste mundo e nos dar esta possibilidade de uma nova vida aqui  e também no porvir. A partir desta conversa temos um dos versículos mais conhecidos da Bíblia..."Porque Deus amou o mundo que deu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna." v.16
A obra de Cristo tem sua origem no amor do Pai, e esse amor se endereça a cada um de nós para que tenhamos um gostinho desta vida eterna aqui nesta terra e depois na vida futura.
A necessidade de um novo nascimento, Jesus nos deixa bem claro e óbvio,  ao mesmo tempo é um privilégio de sermos os únicos seres na face da terra que temos essa possibilidade de uma nova vida.
Assim como uma criança que nasce e é recebida com muita alegria, Deus recebe com muita alegria à família da fé aquele que responde ao seu amor demonstrado em Cristo Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário