sábado, 3 de setembro de 2016

Chamado por Deus para um objetivo que não ultrapassa a sua humanidade.

Os Salmos contidos na Bíblia são um verdadeiro hinário e simultaneamente mostram como o ser humano é na sua expressão de viver, foram escritos a partir de experiências de vida. Nos Salmos encontramos alegria e tristeza, esperança e desespero, clamor e indignação etc. Se olharmos para nossa vida também temos os nossos momentos altos e baixos assim como registrados nos Salmos.
 O Salmo 54 fonte da presente meditação foi escrito num contexto que é 1° Samuel 23.19-29, onde que é relatado a perseguição do rei Saul ao seu futuro sucessor Davi.
Quando nós lemos ou meditamos os diversos Salmos da Bíblia, poucas vezes ou raras vezes nos damos o tempo para analisar o seu contexto, a situação em que aquele Salmo foi escrito.
Talvez não paramos para pensar de onde brotam tais expressões da alma que louvava, gemia ou manquejava na presença de Deus. Poucas vezes nos damos o tempo de saber que tipo de “herói” da Bíblia ou da fé foi o sujeito que escreveu palavras tão profundas como os Salmos.
Muitas vezes também esquecemos que assim chamados “heróis” da Bíblia ou da fé foram gente de carne e osso como nós. A Bíblia descreve os seus personagens assim como eles eram e como agiam, demonstrando suas fraquezas, debilidades, defeitos e qualidades. Essas pessoas foram chamadas e vocacionadas pelo mesmo Deus, ou como Tiago 5.17 diz: “sujeitos as mesmas paixões que nós”.
Por trás de Davi o personagem que escreve este Salmo 54 existe gente como eu e você. Gente que Deus convida a ser não primeiramente “heróis”, mas humanos de carne e osso; vasos de barro onde Deus quer colocar a sua excelência, a sua vontade, o seu amor concreto. Por isso quando nós olharmos para um personagem bíblico, vejamos atrás dele um ser humano, chamado por Deus para um objetivo que não ultrapassa a sua humanidade como criatura de Deus que é esse personagem. Nesse sentido nós cremos, em Jesus, que Deus não quer outra coisa de nós, senão que sejamos humanos que redescobrem sua verdadeira imagem de fé em fé e de glória em glória no rosto de Jesus, o Cristo.
O personagem Davi é filho de um homem chamado Jessé, de Belém, homem forte, tocava harpa, pastor de ovelhas e de um aspecto gentil, desde moço refletia a sua confiança no Deus vivo.
No seu ofício de pastor de ovelhas, na sua mocidade, teve que lutar contra ursos e leões que vinham atacar seu rebanho. Na sua vida e também como rei, todos os perigos, após a vitória, eram mentalizados em Salmos de glória e honra a Deus e também os agradecimentos de livramentos, como está relatado no Salmo 54. E diante de Golias, a fé que o levou a vitória foi assim expressada: “O Senhor me livrou das garras de um leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu” (1° Samuel 17.37).
Que possamos aprender com esses personagens de fé, a vivermos nossa vida cristã com confiança total em Deus e contar com Ele nas mais variadas situações de vida e assim podemos dizer com a nossa boca... ”Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém”. Salmo 54.4 NVI


Nenhum comentário:

Postar um comentário